Dia 20 de novembro marca a data de morte, em 1695, do Zumbi dos Palmares, um dos grandes líderes de resistência à escravidão e luta pela liberdade dos negros. Por este motivo, a data é lembrada e comemorada no Brasil como o Dia da Consciência Negra e da Igualdade Racial.
Em 2013, ano em que o feriado seria celebrado pela primeira vez em Curitiba, o mesmo foi suspenso a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP). O fato é que desde a aprovação da lei, nenhum feriado da Consciência Negra foi celebrado nesta cidade.
Segundo a ACP, o problema está em paralisar o comércio nesse dia:
incubadorauefs |
Em entrevista ao G1, na época o então presidente da ACP, Edson José Ramon, afirmou que a entidade não é contra a comemoração da memória de Zumbi, mas contra o fechamento do comércio (segundo eles o feriado causaria um prejuízo de mais de R$ 160 milhões), ele também sugeriu: "Nós achamos que, para que haja uma justa homenagem, na Consciência Negra, o mais eficaz seria fazer uma homenagem com atos cívicos, lembrando Zumbi dos Palmares".
Aí nos perguntamos: quem é a ACP ou este senhor para opinar, achar ou deixar de achar sobre o que é uma justa homenagem para Zumbi dos Palmares? O nível do mimo da branquitude brasileira chega ao extremo de dar palpites sobre o que realmente não é da sua alçada!
O Movimento Negro de Curitiba vem lutando desde 2013 por um direito adquirido e tomado à força por claro racismo. Vários protestos já foram encabeçados pela Associação Cultural de Negritude e Ação Popular e admiramos a luta.
Vale lembrar que este estado (Paraná) não se livra nem um pouco da sua dívida histórica, dado que a população negra do sul teve um grande protagonismo na formação econômica e social do estado, principalmente quando esteve numa situação de escravização!
Vale lembrar também que se o país sofre com tantos feriados, talvez é porque na folhinha tenha mais de um feriado religioso sobrando e sobre isso não ouvimos queixas.
Não será que chegou o momento de dizer basta? As pessoas conscientes devemos nos unir para mostrar à ACP que se o medo deles é o prejuízo econômico por 1 dia de feriado então eles terão prejuízo por 5 dias sem ver a cor do nosso dinheiro.
Ao temer a queda das vendas no dia do feriado esquecem que nós negros também compramos e que neste estado somamos mais de 30% da população.
Chamamos você para boicotar a semana do Black Friday: dia do consumismo, olha que simbólico! Mostremos quem manda no nosso dinheiro! Una-se a nossa luta e não compre do dia 20 ao 25 de novembro! #boicoteblack