segunda-feira, 25 de julho de 2016

25 de Julho – Dia da Mulher Afrolatinoamericana e Afrocaribenha

Desde 1992, onde teve lugar o I Encontro das Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, todo dia 25 de julho ocorre a marcha das Mulheres Negras em diferentes países. 
O movimento surgiu  com a representação de 70 países e o objetivo é debater as problemáticas  específicas das mulheres negras, pouco identificadas nas demandas das lutas feministas na Europa e em geral. De fato, a problemática da mulher negra latina e caribenha tem as suas peculiaridades e é por isso que temos que lutar. 

Embora, com muito esforço, estejamos ocupando pouco a pouco os lugares que nos foram privados históricamente, ainda há muito caminho pela frente, as estadísticas são assustadoras. As mulheres negras, além de enfrentar-se dia após dia às barreiras impostas para as mulheres em geral, devemos enfrentar-nos àquelas constituídas para a mulher negra, construídas sob a égide da discriminação racial e de classe. Daí a importância desta marcha, pois somente através da incessante luta e conscientização da sociedade, conseguiremos reverter este quadro e ter mais mulheres negras nas universidades, no judiciário, na política, na saúde, nos postos de chefia, etc.

Hoje, dia 25 de julho, em São Paulo teremos a maior marcha do país, inicia-se na Praça Rossevelt e o trajeto será até o até a o Largo do Paissandú. Se estiver na cidade, não perca!


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Coaching da Cor para afroempresários - Levando você à lugares mais altos!

Da série: amando que cada dia tenhamos mais coisas feitas de nós pra nós...

Todo o mundo já ouviu falar de coaching e reconhece o coach como aquele profissional que ajuda muitas pessoas a alcançarem os seus objetivos e por tanto a realizarem os seus sonhos.  Mas alguma vez você ouviu falar de coaching para afro-empreendedores? Pois é, existe e até conversar com a sua precursora, a maravilhosa Rô Canazaro, eu não tinha parado para pensar o quão importante é termos algo assim. 


Coaching da Cor para afroempresários - Levando você à lugares mais altos!

O coaching da cor é uma criação de Rô Canazaro, a especialista em coaching que largou um alto cargo público para se dedicar a este maravilhoso trabalho, o qual a realiza completamente pela diferença que consegue realizar na vida de tanta gente talentosa.

Segundo a especialista, o que mais caracteriza a raça negra é o potencial criativo e inovador e a capacidade de se reinventarem, porém muitos não logram auto reconhecer isso devido à baixo autoestima, fruto de todos os abusos sofridos. 

O trabalho que ela realiza, é baseado na metodologia estruturada Coaching, que é uma ferramenta orientada a resultados e alcance de metas, direcionado aos afroempresários. À esta, são somadas técnicas quânticas modernas, que somadas resultam na combinação perfeita, para resgatar o equilíbrio emocional e o senso empreendedor da raça negra, conectando o cliente ao seu poder pessoal e a recursos internos, que o nortearão ao alcance do seu objetivo e meta.

​Através de sessões semanais, o afroempresário é estimulado a usar sua criatividade para desenvolver modelos de negócios, bem como as competências e habilidades essenciais a um empresário. 



Quem é Rô Canazaro?
Mineira, cresceu no RJ na década de 70, vinda de uma família que graças aos esforços do seu pai músico, teve uma situação financeira confortável, permitindo que ela e seus irmãos tivessem uma boa formação acadêmica e uma sólida criação com princípios, ter sempre os pés no chão e estudar muito na casa da Rô era fundamental.
Ela morou e estudou em lugares onde muitas vezes era a única negra, sofreu muito bullying naquela época, coisa que detonou a sua autoestima, refletindo na vergonha da cor, do cabelo e de si mesma. A forma como afrontou tudo isso foi se dedicando a estudar e ser a melhor naquilo que faz.
Todos os seus irmãos se formaram e possuem carreiras de sucesso. E hoje, Rô Canazaro, melhor do que ninguém sabe o potencial da raça negra, por isso através desse lindo trabalho ela está ajudando muitos profissionais negros a empreenderem, a se amarem mais e a colocarem pra fora a força que nos caracteriza!

Como falar com a Rô?
Ela possui o seu espaço físico no Rio de Janeiro, porém atende por skype também. Seguem os contatos: 21 3186-4776 / 21 96550- 6246. E-mail: contato@rocanazaro.com br.
Visite também o site e conheça mais sobre o seu trabalho: www.rocanazaro.com.br



Com profissionais assim é impossível que não haja cada vez mais empreendedores negros empoderados ocupando espaços e chefiando negócios de sucesso! 

domingo, 10 de julho de 2016

Raissa Santana é a MISS PARANÁ 2016

Da série: Porque representatividade importa sim, a Miss Paraná 2016 também é negra!



Raissa Santana de 21 anos e 1,77 de altura venceu o concurso nesta noite de sábado 09/07/2016. A nova Miss Paraná 2016 é baiana de nascimento e representava a cidade de Umuarama, estudante de marketing trabalha a tempo integral, tendo tempo somente a noite para cuidar do corpo e se preparar para o concurso.


Pra conhecer um pouquinho sobre sua força, em entrevista para a TV UP, falando sobre racismo ela deixou um conselho: “se você já passou ou passa por isso erga a cabeça e não abaixe para ninguém. As pessoas que cometem este tipo de crime se satisfazem com a dor do outro. Levante a cabeça e mostre que você tem orgulho de ser quem você é”.

A nossa linda concursante negra Luciana Tavares (Miss Pinhais) ficou no top 10, o qual também nos deixa muito felizes.  Parabéns Lu!

Temos mais uma oportunidade de ter uma Miss Brasil Negra em outubro deste ano:



Fotinhos da nova Miss né?








Parabéns Raissa!

sábado, 9 de julho de 2016

Três Negras LINDAS No Miss Paraná - É HOJE!!!

Hoje 09 de julho está sendo o concurso para escolher a Miss Paraná, a vencedora disputará o Miss Brasil em outubro deste ano.

Ter uma Miss Negra num estado como o Paraná é uma vitória, o Brasil está mudando (ou melhor, nós estamos mudando o Brasil), a prova disso está em que no ano passado não havia nenhuma candidata negra e neste ano são três mulheres de garra na representação! Neste concurso do Miss Paraná 2016 as 3 candidatas negras disputam a coroa com mais de 40 moças brancas!!! Vamos que vamos!

Hoje é o dia delas, muita força e apoio às meninas, mas sinceramente elas já são vencedoras por estarem lá, no pódio representando a diversidade e todas as mulheres negras deste país. 

Deleitem-se com a beleza e presença destas moças:

Miss Umuarama – RAÍSSA SANTANA








Miss Pinhais – LUCIANA TAVARES








Miss Colombo – QUESIA SILVA




...E QUE VENÇA UMA PRETA!!!




quinta-feira, 7 de julho de 2016

Comentário IMBECIL no Programa Encontro com Fátima Bernardes...


No Programa da Rede Globo, Encontro com Fátima Bernardes de hoje, 07/07/2016, a cantora Negra Li deu uma breve entrevista sobre os recentes ataques racistas que ela sofreu na sua página web, a qual foi hackeada por algum ser desprezível que alterou as publicações da artista, revelou coisas da sua vida privada e aproveitou para deixar frases racistas.

A cantora comentava com tranquilidade como estas coisas não lhe afetam, até que o "engraçadinho" da vez, um tal cantor sertanejo (que eu nem conhecia), Eduardo Costa, fez o seguinte comentário: "e isso acontece com uma negra linda igual você, imagina as feias tadinhas...", a cantora riu sem graça, acredito que (como ocorre no nosso dia a dia) foi pega desprevenida, aliás, acredito que todos foram pegos de surpresa de algum modo, pois prefiro acreditar que em um mundo normal, uma pessoa fala uma imbecilidade dessas na TV e no mínimo alguém dá um corte e lhe corrige no ato. 

Na minha opinião isso é o que falta no nosso país, um corte, um basta para frases "sem intenção de ofender" que na verdade são extremamente ofensivas, um basta para a hipocrisia e este racismo velado... Um parar de comparar o que os negros sofrem por racismo com o que os cantores de sertanejo baixinhos sofrem pelo fato de serem baixinhos (sim, também teve esta ridícula comparação no programa)... Que coisa absurda!!!

O que esta sociedade precisa entender é que já deu, cansamos e não toleramos mais este tipo de coisa, frases como "da cor do pecado", ou "nossa, você é uma negra linda", como se isso fosse uma raridade, e outras tantas frases "inofensivas", oriundas de pessoas "não racistas" chegou no límite.

Fica a dica: Se não tem algo inteligente que dizer, a solução é mais simples do que parece: Cale a boca!

Deixo o trecho do video abaixo para o seu queixo cair no chão:










quarta-feira, 6 de julho de 2016

A mulher negra mais importante da Inglaterra


Por primeira vez na história foi feita uma estátua em homenagem a uma mulher negra em Londres. Mary Seacole foi uma enfermeira jamaicana que cuidou dos soldados britânicos feridos durante a Guerra da Crimeia no século XIX.

Muitos nunca ouviram falar sobre ela, mas a grande verdade é que esta brilhante mulher além de realizar um extenso e lindo trabalho humanitário, também colaborou com conhecimentos de infinita importância para a história da enfermagem. Porém, a sua história caiu no esquecimento e foi resgatada das sombras somente séculos depois...

Pela estátua foram 12 anos de luta, na tentativa de arrecadar os fundos necessários para poder construí-la, em homenagem a uma mulher negra que com escassos direitos civis não podia, se quer votar! Somente agora se conseguiu arrecadar 500.000 libras procedentes de doações.


A estátua foi realizada pelo escultor Martin Jennings e foi colocada na frente do hospital de St Thomas. Jennings quis homenagear a enfermeira com uma frase que diz que o Reino Unido nunca esquecerá aqueles que ajudaram os soldados feridos na Guerra da Crimeia. 

Nunca é tarde (dizem), mas o reconhecimento chegou com um enorme atraso e grandes dificuldades. Seria interessante que a história nos contasse um pouco mais sobre pessoas como Mary Seacole e outros tantos que simplesmente caem no esquecimento.

Quantas estátuas de negros que mudaram a história será que ainda nos faltam hein?