Por primeira vez na história foi feita uma estátua em homenagem a uma mulher negra em Londres. Mary Seacole foi uma enfermeira jamaicana que cuidou dos soldados britânicos feridos durante a Guerra da Crimeia no século XIX.
Muitos nunca ouviram falar sobre ela, mas a grande verdade é que esta brilhante mulher além de realizar um extenso e lindo trabalho humanitário, também colaborou com conhecimentos de infinita importância para a história da enfermagem. Porém, a sua história caiu no esquecimento e foi resgatada das sombras somente séculos depois...
Pela estátua foram 12 anos de luta, na tentativa de arrecadar os fundos necessários para poder construí-la, em homenagem a uma mulher negra que com escassos direitos civis não podia, se quer votar! Somente agora se conseguiu arrecadar 500.000 libras procedentes de doações.
A estátua foi realizada pelo escultor Martin Jennings e foi colocada na frente do hospital de St Thomas. Jennings quis homenagear a enfermeira com uma frase que diz que o Reino Unido nunca esquecerá aqueles que ajudaram os soldados feridos na Guerra da Crimeia.
Nunca é tarde (dizem), mas o reconhecimento chegou com um enorme atraso e grandes dificuldades. Seria interessante que a história nos contasse um pouco mais sobre pessoas como Mary Seacole e outros tantos que simplesmente caem no esquecimento.
Quantas estátuas de negros que mudaram a história será que ainda nos faltam hein?
Quantas estátuas de negros que mudaram a história será que ainda nos faltam hein?
Nossa luta de todos os dias é pela valorização real de quem realmente merece as pompas! No mundo, ainda o negro carrega e afina o piano enquanto o branco colhe os louros da fama!
ResponderExcluir