domingo, 5 de junho de 2016

Gritaram-me negra!

Victoria Santa Cruz iniciou a sua carreira em 1968, compositora, coreógrafa, desenhista e ícone da arte afroperuana, falecida em 2014, é conhecida mundialmente por um poema-canção que representa um fato que ela vivenciou com apenas 5 anos.
Em entrevistas ela conta que uma nova vizinha branca saiu para brincar com as suas amigas (todas mestiças) e quando a viu disse que não brincaria com aquela negra. A grande surpresa da nossa poeta foi que as suas amigas mestiças lhe disseram que fosse embora para poderem brincar com a menina branca.
O mais interessante dessa historia é o antes e depois na cabeça da Victoria, ela comenta que "até então não sabia que era negra" (não de cor, mas no sentido do que implicava ser negro).
O racismo nos marca a todos, acredito que após a primeira ofensa racista das nossas vidas, a inocência se perde e descobrimos então o que implica ser negro. 
Esta maravilhosa mulher nos deixou um enorme legado cultural e um poema simplesmente penetrante, difícil de ouvir e não ficar arrepiado ao sentir o sofrimento e a força da nossa raça!

Deixo-lhes com o poema com legenda em português:



Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. ( e que não seja para venda ou qualquer fim comercial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário